NOME CIENTÍFICO: Struthantus flexicaulis.
NOME POPULAR: Erva-de-passarinho.
Nota: Recebeu esse nome, porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas depois, através das fezes.
PROBLEMA: A parasita suga a seiva das plantas e se não for retirada provoca a morte das plantas.
ERRADICAÇÃO: Para tentar acabar com ela, devemos podar os galhos afetados, e a melhor época para fazer isso é no inverno, antes da produção de sementes, também é quando a planta fica mais visível, pois as folhas da árvore secam ou ficam rarefeitas.
ERVA-DE-PASSARINHO - ( Struthantus flexicaulis ) - A que aparece como folhas pequenas |
ERVA-DE-PASSARINHO - ( Struthantus flexicaulis ) - Ela se incorpora no tronco da árvore como se fosse ramos com brotos novos |
Nota: Quando o tronco for grosso e não é possível ser podado, deve ser removida toda a parte aérea da parasita e com auxílio de um canivete ou facão, cortar e raspar todas as raizes, para evitar que ela venha rebrotar.
ERVA-DE-PASSARINHO - ( Struthantus flexicaulis ) |
CUIDADOS: Não deve ser usado nenhuma aplicação de herbicida, pois há risco de afetar a árvore.
ERVA-DE-PASSARINHO - ( Struthantus flexicaulis ) - Brotações novas |
Mário, tem uma destas no meu Jasmim, e eu não sabia o que era.
ResponderExcluirAgora no inverno vou podar e tirar ela dele.
Muuito obrigada pela informação, seu blog é muito útil.
Bj no coração
Simone
eu adoro plantas esoticar agora to tentandu cultivar esta especie de planta aki mais ete agora sem sucesso!
ResponderExcluircaso vcs tejam alguma dica de comu introduzir estas plantas em outras me falam ta?
mc_lanzinhu@hotmail.com
ja tentei enxertia ,ja tentei tudo !
agora axei umas sementes ki estao nascendo beim saldades encima de uns cactaceas ki tenhu aki!
espero ki esta vinguem i parazitem os cactus!
Já saboreio esta frutinha á mais de 10 anos no interior de Minas Gerais, mais precisamente na Barranca do Rio Grande. Realmente é muito saborosa e doce mas nunca me preocupei em saber o nome. Atualmente faço caminhada em uma praça em Campinas/SP e a cada volta paro a caminhada para saborear um pouco da fruta. As outras pessoas que fazem também a caminhada estranham eu comer aquele fruto desconhecido e me perguntam o nome. Filmei e fotografei com meu celular, a árvore, as folhas, a flor e os frutos e envie para alguns lugares, via internet e o que recebi como resposta foi que a fruta era desconhecida. viajei para o interior de Minas Gerais e acabei encontrando um revendedor de mudas e na frente de seu estabelecimento havia plantado na calçada 03 exemplares da arvore frutífera e foi assim que consegui o nome da CALABURA. Meu nome é Carlos Roberto Doimo, crdoimo@gmail.com.
ResponderExcluirOlá Carlos Roberto, Boa Tarde!
ResponderExcluirA Calabura (Muntingia calabura)é espetacular, tem postagem dela aqui no blog, é so procurar no índice, digo isso porque seu comentário foi postado na matéria sobre a ERVA-DE-PASSARINHO - (Struthantus flexicaulis), que é uma parasita que pode até matar uma árvore e acabar confundindo quem ler.
Um abração!