Oi, Mario! Pesquisando sobre plantas, cheguei ao seu blog, e encontrei o que estava procurando... Tenho um exemplar desta plantinha e queria saber um pouco sobre ela... Que bom que aqui achei um completo resumo e também outras lindezas! Um grande abraço!
Olá Mário! Pesquisando sobre dracenas, encontrei esse charmoso cantinho verde. Pesquisava para postar em nosso blog (Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades) sobre dracenas, pois as minhas estão belas. Vou me tornar sua seguidora... Amei este espaço! Um grande abraço! Luísa
Oi Mario!!!!!! Estava perquisando como cuidar uma dracaena-fragrans Massangeana,gostaria muito voce me desse um conselho:ja tem um tempinho q comprei e a ela esta com as pontas queimadas.O q devo fazer e qtas vezes por semana tenho q molhar...? Obrigada Rosane
Bom dia sr. Mario tudo bem?. Por favor, voce sabe onde posso comprar mudas de MEDINILLA MAGNIFICA aqui em São Paulo?, fico no aguardo, obrigada. Marlene
As Dracenas gostam de umidade mas não de terra encharcada, regando duas vezes por semana é o suficiente, se estiver no jardim e for uma planta adulta só se preocupe em estiagens prolongadas.
Tenho uma Dracaena com 8 anos, no interior do apartamento, que cresceu tanto que já chega ao tecto. Onde posso cortar? No caule ou nos braços (ramos)? Obrigado
Olá Miguel. Boa Tarde! Dracaena fragrans 'Massangeana' Você pode cortar a vontade, que ela irá brotar novamente, aproveite e faça estacas, de em média 20cm, e coloque elas em garrafas pet cortadas, com um pouco de água, tenha cuidado de colocar na mesma posição de verticalidade da planta, logo irá brotar e soltar raízes, voce terá muitas mudas. Por isso que ela é conhecida como Pau-d'água. Um abração.
Fantástico o seu blog, tem informações interessantíssimas! Parabéns!
Gostaria de uma planta para cultivar em um grande recipiente com água e estou pensando em uma dracena fragans. O que vc acha, é uma boa ideia? Tenho um garrafão lindo, com 65cm de altura, boca de 15 cm e diâmero máximo de 35 cm. Pensei em colocar a dracena para botar lá, colocar ao fundo argila espandida e bastante água. Será que daria certo? Vc sabe dizer que outras plantas eu poderia cultivar dessa forma?
A Medilina (Medinilla magnifica) é realamente magnífica, mas não sei te informar o tempo que a semente leva para germinar, mas acredito que seja de 15 a 30 dias.
Olá Mara, Boa Noite! Preciso fazer uma revisão nesta postagem da DRACENA FRAGRANS, e também nas que foram postadas antes de 2011, elas estão em desacorto com as demais do blog, com poucas fotos e letras e cores em tamanhos diversos. Um abração!
Olá, bom dia Preciso de ajuda com certa urgência. Tenho a planta Dracaena há 5 anos,nunca tive prolemas,infelizmente ano passado apareceram uns bichinhos pretos muita pequeninos que voam na terra e infernizou me a vida,(passei a ter a minha planta com ponta das folhas queimadas). Fui a vários sítios onde vendem as plantas e disseram me que podia ser da umidade, e aconselharam me mudar a terra e utilizar uns produtos. conclusão: ja mudei de terra, ja usei vários produtos(dum dum, KB "polysect ultra pronto") e não resultava, ajudava a diminuir mas não eliminava, inclusive utilizei um produto para agricultura (pirimor G) era para misturar com água e regar, não resultou. no desespero utilizei bio kill e finalmente vi melhorias, cheguei a pensar que já tinha o problema resolvido e voltei a mudar de terra para não ter ovos. passando 2 meses voltei a ver os bichinhos. já nem sei mais o que fazer.
Olá Mariza, Bom Dia. Primeiramente poderia dizer que o amarelamento da ponta das folhas, podem não ter relação a presença destes bichinhos e sim relacionadas com outros fatores. Alguns insetos são difícieis de erradicar totalmente, o ideal seria descobrir que tipo de inseto se tratam e que mal ocasionam a planta. Eles são vistos nas folhas sugando seiva? Estão atacando as raízes? Tenho Dracaena Fragrans Massangeana aqui na chácara, a coitada está meia abandonada, e durante os meses sem chuva fica com a ponta das folhas amareladas por falta de água, ela gosta de solo mantido sempe úmido. Um abração!
Olá, bom dia Mário, Nas folhas não tenho visto, são vários bichinhos pretos que entram na terra e também voam, só que são mt pequeninos e vivem dentro da terra prejudicando as raízes. Estive a ver na net se encontrava alguma informação para poder identificar o tipo de bichinhos, mas não encontrei. Tirei umas fotos de umas fitas onde eles se vão colando, penso que dá para ter uma ideia do tipo de bicho. Não sei como carregar as fotos no blog, se me facultar o seu e-mail, eu lhe envio as fotos e pode ser que consiga identificar o tipo de praga e me ajude. Obrigada pela sua atenção. Mariza
Olá Mariza, Boa Noite! Recebi seu email, ainda não respondi porque somando o acumulo de correspondência, minha falta de tempo e o sinal da Vivo 3G muito ruim, não consegui visualizar todas as fotos. Irei responder tão logo consiga. Um abração!
Olá Mário! Tenho duas dracenas uma no meu escritório e outra na minha sala de casa e percebi que há algum tempo as suas folhas estão crescendo mais estreitas e tendendo a ficarem retorcidas. Tem algo que eu possa fazer? Seria sinal de pouco sol? A da casa pega só luz indireta, e a do escritório fica bem perto da janela. Obrigada!
Olá Katia, Boa Tarde. Se elas já estão a alguns anos no mesmo vaso, talves precisem ser replantadas, pois suas raízes não tem mais espaço para expandir. Por outro lado a ausência de luz solar, prejudica seu desenvolvimento pleno, deixando a planta menos viçosa. Não descuidar de regas e adubo. Um abração!
Olá Mario! Que diferente esta planta, linda.
ResponderExcluirbjos
Seu blog é um espetáculo de Deus.
ResponderExcluirLindo seu trabalho e gostaria muito de um dia poder ver este Paraíso ao vivo e à cores.
sucesso sempre
Oi, Mario!
ResponderExcluirPesquisando sobre plantas, cheguei ao seu blog, e encontrei o que estava procurando... Tenho um exemplar desta plantinha e queria saber um pouco sobre ela... Que bom que aqui achei um completo resumo e também outras lindezas!
Um grande abraço!
Olá Mário!
ResponderExcluirPesquisando sobre dracenas, encontrei esse charmoso cantinho verde. Pesquisava para postar em nosso blog (Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades) sobre dracenas, pois as minhas estão belas. Vou me tornar sua seguidora... Amei este espaço!
Um grande abraço!
Luísa
Oi Mario!!!!!!
ResponderExcluirEstava perquisando como cuidar uma dracaena-fragrans Massangeana,gostaria muito voce me desse um conselho:ja tem um tempinho q comprei e a ela esta com as pontas queimadas.O q devo fazer e qtas vezes por semana tenho q molhar...?
Obrigada Rosane
Bom dia sr. Mario tudo bem?. Por favor, voce sabe onde posso comprar mudas de MEDINILLA MAGNIFICA aqui em São Paulo?, fico no aguardo, obrigada. Marlene
ResponderExcluirOlá amigas!
ResponderExcluirRosane, geralmente quando as pontas parecem queimadas é do sol forte, nesta época costuma acontecer isso, mas precisaria ver uma foto dela.
Marlene, acredito que vc encontrará mudas da Medilina Magnífica no CEASA, ou numa grande Garden, faça contato com o proprietário.
Um abração!
como deve ser regada?
ResponderExcluirOlá Bom Dia!
ResponderExcluirAs Dracenas gostam de umidade mas não de terra encharcada, regando duas vezes por semana é o suficiente, se estiver no jardim e for uma planta adulta só se preocupe em estiagens prolongadas.
Um abração!
Tenho uma Dracaena com 8 anos, no interior do apartamento, que cresceu tanto que já chega ao tecto. Onde posso cortar? No caule ou nos braços (ramos)? Obrigado
ResponderExcluirOlá Miguel. Boa Tarde!
ResponderExcluirDracaena fragrans 'Massangeana'
Você pode cortar a vontade, que ela irá brotar novamente, aproveite e faça estacas, de em média 20cm, e coloque elas em garrafas pet cortadas, com um pouco de água, tenha cuidado de colocar na mesma posição de verticalidade da planta, logo irá brotar e soltar raízes, voce terá muitas mudas. Por isso que ela é conhecida como Pau-d'água.
Um abração.
Olá Mário,
ResponderExcluirFantástico o seu blog, tem informações interessantíssimas! Parabéns!
Gostaria de uma planta para cultivar em um grande recipiente com água e estou pensando em uma dracena fragans. O que vc acha, é uma boa ideia?
Tenho um garrafão lindo, com 65cm de altura, boca de 15 cm e diâmero máximo de 35 cm. Pensei em colocar a dracena para botar lá, colocar ao fundo argila espandida e bastante água. Será que daria certo?
Vc sabe dizer que outras plantas eu poderia cultivar dessa forma?
Muito obrigada,
Bethina
ola, gostaria de saber quanto tempo leva para germinar a semente de medilina. grato
ResponderExcluirOlá Boa Noite!
ResponderExcluirA Medilina (Medinilla magnifica) é realamente magnífica, mas não sei te informar o tempo que a semente leva para germinar, mas acredito que seja de 15 a 30 dias.
Um abração!
Há tempos procurava essa planta e não sabia qual era...mas, não consigo copiá-la para mostrá-la...Obrigada!
ResponderExcluirOlá Mara, Boa Noite!
ResponderExcluirPreciso fazer uma revisão nesta postagem da DRACENA FRAGRANS, e também nas que foram postadas antes de 2011, elas estão em desacorto com as demais do blog, com poucas fotos e letras e cores em tamanhos diversos.
Um abração!
Olá, bom dia
ResponderExcluirPreciso de ajuda com certa urgência.
Tenho a planta Dracaena há 5 anos,nunca tive prolemas,infelizmente ano passado apareceram uns bichinhos pretos muita pequeninos que voam na terra e infernizou me a vida,(passei a ter a minha planta com ponta das folhas queimadas).
Fui a vários sítios onde vendem as plantas e disseram me que podia ser da umidade, e aconselharam me mudar a terra e utilizar uns produtos.
conclusão:
ja mudei de terra, ja usei vários produtos(dum dum, KB "polysect ultra pronto") e não resultava, ajudava a diminuir mas não eliminava, inclusive utilizei um produto para agricultura (pirimor G) era para misturar com água e regar, não resultou.
no desespero utilizei bio kill e finalmente vi melhorias, cheguei a pensar que já tinha o problema resolvido e voltei a mudar de terra para não ter ovos.
passando 2 meses voltei a ver os bichinhos.
já nem sei mais o que fazer.
Por favor ajudem me.
obrigada
Olá Mariza, Bom Dia.
ResponderExcluirPrimeiramente poderia dizer que o amarelamento da ponta das folhas, podem não ter relação a presença destes bichinhos e sim relacionadas com outros fatores.
Alguns insetos são difícieis de erradicar totalmente, o ideal seria descobrir que tipo de inseto se tratam e que mal ocasionam a planta.
Eles são vistos nas folhas sugando seiva? Estão atacando as raízes?
Tenho Dracaena Fragrans Massangeana aqui na chácara, a coitada está meia abandonada, e durante os meses sem chuva fica com a ponta das folhas amareladas por falta de água, ela gosta de solo mantido sempe úmido.
Um abração!
Olá, bom dia Mário,
ResponderExcluirNas folhas não tenho visto, são vários bichinhos pretos que entram na terra e também voam, só que são mt pequeninos e vivem dentro da terra prejudicando as raízes.
Estive a ver na net se encontrava alguma informação para poder identificar o tipo de bichinhos, mas não encontrei.
Tirei umas fotos de umas fitas onde eles se vão colando, penso que dá para ter uma ideia do tipo de bicho.
Não sei como carregar as fotos no blog, se me facultar o seu e-mail, eu lhe envio as fotos e pode ser que consiga identificar o tipo de praga e me ajude.
Obrigada pela sua atenção.
Mariza
Olá Mariza, Boa Tarde.
ResponderExcluirMeu email está no início do blog.
É só anexar as fotos.
Mas não garanto que saiba identificar.
Um abração!
Bom dia Mário,
ResponderExcluirEspero que já tenha recebido o mail que lhe enviei.
Aguardo a sua resposta.
Obrigada
Olá Mariza, Boa Noite!
ResponderExcluirRecebi seu email, ainda não respondi porque somando o acumulo de correspondência, minha falta de tempo e o sinal da Vivo 3G muito ruim, não consegui visualizar todas as fotos.
Irei responder tão logo consiga.
Um abração!
Olá Mário!
ResponderExcluirTenho duas dracenas uma no meu escritório e outra na minha sala de casa e percebi que há algum tempo as suas folhas estão crescendo mais estreitas e tendendo a ficarem retorcidas. Tem algo que eu possa fazer? Seria sinal de pouco sol? A da casa pega só luz indireta, e a do escritório fica bem perto da janela.
Obrigada!
Olá Katia, Boa Tarde.
ExcluirSe elas já estão a alguns anos no mesmo vaso, talves precisem ser replantadas, pois suas raízes não tem mais espaço para expandir.
Por outro lado a ausência de luz solar, prejudica seu desenvolvimento pleno, deixando a planta menos viçosa.
Não descuidar de regas e adubo.
Um abração!