Trepadeira semi-herbácea ou arbusto pendente.
NOME CIENTÍFICO: Fuchsia hybrida.
Nota: Existem muitas espécies híbridas de brinco-de-princesa, a maioria é gerada através das espécies sul americanas, principalmente a Fuchsia corymbiflora Ruiz. & Pav. , Fuchsia fulgens Moc. & Sés. e Fuchsia magellanica Lam.
NOME POPULAR: Brinco-de-princesa, fúcsia, agrado, lágrima.
Nota: É a flor símbolo do Rio Grande do Sul.
FAMÍLIA: Onagraceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: América do Sul, planta desenvolvida por cruzamentos.
PORTE: Indefinido.
FLORES: São pendentes e tem a forma de sino duplo, com muitas pétalas, despontam na primavera e verão, mas existem algumas espécies que florescem o ano inteiro, as cores são contrastantes e as mais comuns são vermelho, azul, rosa, violeta e branco com diversas combinações.
LUMINOSIDADE: Necessita de muita claridade, algumas espécies podem ser cultivadas a sol pleno e outras a meia-sombra, mas precisam de pelo menos 4 horas de sol, desde que não seja das horas mais quentes do dia.
ÁGUA: Gosta de água, mas não de solo encharcado, regar 2 vezes por semana.
CLIMA: Prefere climas amenos e frios. Temperatura ideal 10 a 22º C.
CLIMA: Prefere climas amenos e frios. Temperatura ideal 10 a 22º C.
CULTIVO: Em substrato rico em matéria orgânica.
FERTILIZAÇÃO: Na época do florescimento, o ideal é adubar a cada 2 semanas com NPK, fórmula 04-14-08, 3 a 5 colheres de sopa (de acordo com o tamanho da planta), sempre ao redor, nunca junto ao tronco, misturar junto ao solo e regar em seguida. No período de descanso da planta (outono e inverno), fertilize apenas uma vez por mes e diminua as regas.
UTILIZAÇÃO: Cultivadas em jardineiras, vasos, como planta pendente e apoiadas em suportes.
PROPAGAÇÃO: Por sementes ou por estacas.
Adoro esta flor!!!Adorei vc ter escrito sobre ela!!!
ResponderExcluirMeu brinco de princesa morreu .
ResponderExcluirTive o maior cuidado.Não deixei pegar muito sol e umidifiquei todos os dias neste verão.
Será q foi isso?
Olá Bom Dia!
ResponderExcluirSobre a morte do seu BRINCO-DE-PRINCESA - (Fuchsia hybrida), não sei se era uma muda nova ou já tinha a mais tempo, normalmente as pessoas matam suas plantas com excesso de água, o que ocasiona o apodrecimento das raízes, mas pode ter sido ocasionada por outros fatores,mas sem saber de detalhes fica difícil de dar alguma opinião mais precisa.
Um abração!
Fatima 15 de fevereiro 2013 boa noite,ja tive vários brincos de princesa todos morrem, tenho muitas plantas,mas o brinco de princesa não se adapta ao calor do rio de janeiro é a minha flor favorita
ResponderExcluirOlá Fatima, Boa Noite
ResponderExcluirO BRINCO-DE-PRINCESA realmente não gosta de muito calor, mas logo vão criar,(se ainda não criaram) uma planta híbrida que suporte temperatura mais elevada.
Um abração!
tsw1@ig.com.br como compro as mudas de brinco de princesa na Holambra a 7.00 reais já passei email e ninguém responde obrigada
ResponderExcluirOlá Boa Noite!
ExcluirNão sei onde mora, mas é uma planta fácil de ser encontrada em gardens.
Em Holambra não conheço quem vende ela pela internet.
Um abração!
Moro em SP e tenho 3 vasos com flores de cor diferentes.Um se deu muito bem ao sol,mas os outros dois não.Estão repletos de flores e não tenho tido dificuldades em cultivá-las.Para quem mora em SP,na Z/L tem o Áquario na Av.Jacu Pêssego,onde vasos repletos de flores são vendidos a R$16,00 reais e as mudas já bem pegadas à R$7,00.
ResponderExcluirOlá Simone, Bom Dia.
ExcluirObrigado pela visita e pela contribuição aos leitores do blog.
Um abração!
Ola.. sou de Congonhas/MG e adoro estas flores (brinco de princesa) tenho no sitio uma nativa como a da foto acima, se propaga facil floresce muito esta no chão debaixo de arvores em solo muito umido à beira lago. Porém as mudas ou vasos que compro de especies/cores diferentes nunca vão para frente... acabam morrendo... tento plantar os seus galhos mas não brotam(Tem alguma tecnica especial?) as vezes retiro-as dos seus vasos originais que vem com pouca terra... e passo para outro maior com mais terra e humus, no começo vão bem mas logo morrem... mesmo com água começam a ficar com as folhas com aspecto desidratado, murcho... sempre deixo a meia sombra... mas não sei mais o que fazer. Por favor me ajude... sempre compro esses vasos caros pela internet ou em gardens por aqui por encomenda, e acabo perdendo dinheiro.
ResponderExcluirPARABÉNS pelo belo blog.
Olá Rogério, Boa Tarde.
ExcluirTenho dito isso em outras postagens: os produtores cultivam as plantas em estufas com um controle bem rígido de temperatura, umidade, regas, fertilização, luminosidade, etc.
Quando a planta está no seu melhor momento, com flores em botões que irão abrir durante o momento que estarão expostas para venda nas gardens, elas são retiradas do viveiro.
As pessoas compram e levam para sua casa, onde ela não irá encontrar os privilégios anteriores.
Com isso a planta sofre muito para tentar se adaptar as novas condições e muita vezes não resiste e morre.
Nunca fiz propagação dela por estacas, mas antes de plantar mergulhe a ponta em hormônio enraizador e deixe num local com muita claridade, mas que não receba luz do sol, envolva num saco plástico transparente para que ela não perca umidade pela evaporação.
Boa Sorte
Um abração!
Olá Mario!
ResponderExcluirSou´de Belo Horizonte e possuo algumas mudas desta planta. Gostaria de saber se você poderia me indicar algum lugar onde eu possa comprar a planta. Não sei se é comercializado desta forma, venda através de internet. Mas se você souber, gostaria muito de adquirir mais plantas.
Obrigado
Bom dia,gostaria,se possível que me ajudasse,ganhei a mais ou menos um ano,um vaso com Lírio da Paz florido,lindíssimo,durou um bom tempo florido,logo depois que as flores morreram,replantei em um vaso maior,fiz várias mudas que estão cheias de folhas,mas nunca mais deu floriu,ficam a na sombra com boa claridade.Porque será que não dão mais flores?
ResponderExcluirDeixa o vaso pegar o sol da manhã! ! Fiz isso conforme me informei e está florindo !! Boa Sorte! !
ExcluirComprei dez sementes de brinco de princesa branco e não estou sabendo como germinalas
ResponderExcluircomprei um brinco de princesa que ja esta bem florido faz trez dia e ele esta murcho estou desesperada nao sei o que fazer pode me ajudar
ResponderExcluirOlá Lucineia, Bom Dia.
ExcluirAs plantas sofrem com mudanças e até se adaptarem as condições do novo local suas folhas podem cair.
Espero que tenha feito o transplante de forma correta mantendo o torrão intacto, usando substrato semelhante, cuidando sem exageros de água e fertilização e usando a iluminação correta.
Boa Sorte.
Um abração!
Boa tarde Mario!
ResponderExcluirEstou tendo problemas com minhas mudas, pois apos nascerem e ja estarem com o tamanho de uns 20cm, as folhas começam a ficar inrola e a muda não desenvolvem mais, oque poderá esta acontecendo?
Boa tarde. Tenho 3 cores diferentes de brinco de princesa. Gostaria de comprar outras cores mas não encontro aqui em São Carlos SP. Gostaria de alguma indicação de local para comprar cores diferentes. Obrigado. Marcelo (marcelomaps@yahoo.com.br)
ResponderExcluircomprei dez sementes de fucsia e não sei como fazer para germinar. Você poderia me ajudar? Obrigada
ResponderExcluirOla, sou de Antonio Prado, Rio Grande do Sul,hoje mesmo fui em um barzinho aqui perto da minha casa e tinha essa linda flor, brinco de princesa, no momento em que olhei pra ela ja me encantei, é realmente uma flor incrivel.Apaixonada por ela..Obrigada pelas dicas e com certeza vou cuida-la com muito amor e carinho..Abraçao..
ResponderExcluirGostaria de saber se o brinco de princesa pide ser plantado como trepadeira. Grata
ResponderExcluirOlá sou do Espírito Santo, na minha região é muito quente, comprei uma planta brinco de princesa ha duas semanas, mas estou notando que fica murcha e ela está a meia sombra, será que vou perder e ela está morrendo?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirJa comprei varios vasos de brinco de princesa vindo de Holambra mas todos acabaram morrendo, acredito que sao cultivados em estufas, alguem pode me informar como posso ambientalizar as quando mudam de ambiente, da estufa para casa?