NOME CIENTÍFICO: Cassia leptophylla.
NOME POPULAR: falso-barbatimão.
FAMÍLIA: Leguminosae- Caesalpinoideae (Caesalpinaceae)
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Brasil (Paraná / Santa Catarina)
PORTE: De 8 a 10 metros de altura.
FOLHAS: É composta. medem até 22 cm de comprimento, parapinadas com 9 a 13 pares de folíolos.
FLORES: De coloração amarela, reunidas em rácemos terminais. Floresce nos meses de novembro a janeiro.
FRUTOS: Seu fruto é uma vagem lenhoso, onde estão as sementes que medem cerca de 1 cm. A maturação ocorre nos meses de junho - julho.
CAULE: Atinge cerca de 30 a 40 cm de diâmetro.
LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Quando jovem manter o substrato sempre úmido, mas nunca encharcado, depois de estabelecida regar quando tiver estiagens prolongadas.
CLIMA: Aprecia clima quente e úmido.
PODA: Deve ser feita poda de formação eliminando brotos laterais e mal formados.
Nota: Após adulta se houver necessidade de podar a operação deve ser feita no final do inverno, utilizando instrumento de corte bem afiado e esterilizado, deixe o corte bem reto sem "mordida" e inclinado para não acumular água de chuva, passe uma pasta a base de enxofre para não entrar doenças.
CULTIVO: As mudas demoram cerca de quase 1 ano para serem levadas para o lugar definitivo e levam cerca de 2 anos para terem altura de 2,5 metros.
UTILIZAÇÃO: Fica maravilhosa em espaços grandes. Devido seu porte não é indicada para calçadas estreitas e com fiação elétrica.
PRODUÇÃO DE MUDAS: Feita por sementes, que devem ser escarificadas. A emergência demora de 15 a 35 dias e a taxa de germinação é de 50%.
PREÇO: Varia conforme tamanho da muda. é encontrado a partir de R$ 10,00.
IMAGENS: Fiz em Holambra / SP, está localizada na Rua Rota dos Imigrantes em frente ao Espaço Cultural Terra Viva, ao lado do Banco Itaú.