13 de nov. de 2024

NATAL YPÊ 2024

 

Natal Ypê 2024 - "Sonhos de Infância"  RewriteCond %{QUERY_STRING} ^m=1$

RewriteRule (.*) $1? [R=permanent]

NATAL YPE 2024 Amparo / SP

NATAL YPÊ 2024 "Sonhos de Infância"

Data: 22 de novembro a 24 de dezembro de 2024
Horário: Sextas, sábados e domingos, e nos dias 23 e 24/12 (segunda e terça), das 19h às 22h
Endereço: Avenida Waldyr Beira, 1000, Amparo (SP)
Entrada: Gratuita

Importante: Em caso de chuva, o evento pode ser temporariamente suspenso. A Casa do Papai Noel receberá visita até às 22h, com atendimento por ordem de chegada. Em caso de filas longas, poderá ser indicado o encerramento da fila.

 

Musical de Natal Ypê "Sonhos de Infância", um dos eventos mais tradicionais e aguardados da região, será realizado de 22 de novembro a 24 de dezembro, com entrada gratuita, nos jardins do complexo fabril da Ypê – uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país.

 

Com uma área de aproximadamente 4 mil m², a decoração aposta em elementos que remetem às brincadeiras – aquelas que faziam parte da infância dos adultos e que são novidade às crianças de hoje – e ao universo lúdico, proporcionando uma atmosfera mágica para todas as idades. A expectativa é ultrapassar os mais de 100 mil visitantes recebidos na edição de 2023, atraídos não apenas pela decoração, mas também pelas apresentações musicais que ocorrerão ao longo de todo o evento.

 

Todas as sextas-feiras, às 20h, a banda de Natal promete animar o público com os grandes clássicos da época. Aos sábados, domingos e nos dias 23 e 24 de dezembro, também às 20h, um Musical de Natal inédito emocionará com canções que exaltam a imaginação e a simplicidade. Papai Noel e Mamãe Noel também estarão presentes durante toda a programação para interagir com o público, acompanhados de "noeletes”, duendes e mascotes.

Para Mariana Nunes, gerente de Responsabilidade Social da Ypê, o evento vai muito além de uma decoração festiva. "O Natal Ypê é um compromisso nosso com a comunidade e, neste ano, esperamos que pessoas de todas as idades vivenciem o espírito natalino em sua forma mais genuína. Nesta edição, para a escolha do tema, pensávamos em algo que fosse comum a todos nós e a infância foi a resposta que procurávamos. Se eu não sou criança hoje, fui ontem. E trazer esse tema dentro do contexto do Natal, é ainda mais especial, pois trata-se da união, da celebração e da alegria de ser criança com o simbolismo e sentimentos bons que essa época nos proporciona. É uma junção mágica e perfeita”, diz ela.

Em meio à decoração natalina, o musical terá uma missão especial confiada a três estrelas: Madú, Malú e Majú que terão a importante tarefa de convidar todos os visitantes para uma viagem imaginária. O espetáculo promete uma experiência teatral envolvente com muita emoção, canções tradicionais e inéditas de Natal, além de um cenário deslumbrante. O Musical de Natal é uma realização da BW Incentiva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ypê.

Pensado para ser inclusivo, o evento é acessível a todos e também permite a entrada de animais de estimação, com a única restrição de que sejam carregados no colo nas áreas decoradas. Essa iniciativa reforça o compromisso da Ypê com a comunidade, proporcionando um Natal mágico e acolhedor para todos.

12 de nov. de 2024

TRAPOERABA-ROXA, LAMBARI ( Tradescantia zebrina)

Lambari


NOME CIENTÍFICOTradescantia zebrina.

NOME POPULAR: Trapoeraba-roxa, lambari, trapoeraba-zebra, judeu-errante, onda-do-mar.

SINONÍMIATradescantia pendula, Commelina zebrina, Zebrina pendula.

FAMÍLIA: Commelinaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: México.

PORTE: Até 60 cm.

FOLHAS: São os grandes destaques desta planta. Verdes e brilhantes, apresenta duas listras de variegação na face superior de coloração branca / prateada e na face inferior arroxeadas.

Leaf Tradescantia pendula, Commelina zebrina, Zebrina pendula.



Folha planta Lambari


FLORES: Sem valor ornamental, são pequenas, com 3 pétalas e de coloração rosada.

TRONCO: Seu caule é flexível, suculento e bastante ramificado.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra ou sombra.

Nota: A luz solar direta, nas horas mais quentes do dia, deixa suas folhas queimadas.

ÁGUA: Gosta de solo úmido, mas não encharcado.

CLIMA: Quente e úmido. Não tolera frio intenso.

 PODA: Não necessária.

CULTIVO: Bastante rústica, Aprecia solo rico em matéria orgânica. Sugestão de mistura; 2 partes de composto orgânico, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de terra vegetal.

FERTILIZAÇÃO: Na preparação dos canteiros, misture bem ao solo esterco de gado bem curtido. Pode ser utilizado NPK, fórmula 10-10-10, sendo 5 colheres e sopa por metro quadrado.

UTILIZAÇÃO: Como forração, principalmente embaixo de árvores, onde não ocorra pisoteio, também utilizada em cestas e floreiras suspensas, como pendente.

PROPAGAÇÃO: Por estaquia de ramagem, de preferência já com raízes.

Onde encontro TRAPOERABA-ROXA



9 de nov. de 2024

CAMARÃO-CORAL - (Aphelandra tetragona)

NOME CIENTÍFICO: Aphelandra tetragona.


NOME POPULAR: Afelandra-vermelha, camarão-coral, espiga-coral, flor-do-fogo.

 

FAMÍLIA: Acanthaceae.

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

Aphelandra tetragona

ORIGEM: América do Sul, Antilhas.

 

PORTE: Chega a 1,5 metros de altura e 0,8 metro de diâmetro.



FOLHAS: Bastante vistosas de cor verde intenso.

 

FLORES: De lindo visual, são duradouras, aparecem principalmente no verão, mas são vistas em outras épocas do ano. As espigas de flores e brácteas chegam a durar de 6 a 8 semanas.

 

ÁGUA: Cuidado especial - aprecia solo úmido, mas não encharcado. Solo muito seco ou encharcado vai ocasionar a queda das folhas. Quando terminar a floração diminua o volume de água na rega.



CLIMA: Tropical, não gosta de correntes de ar frio.

 

PODA: A época ideal é nos meses maio à julho, quando a floração é menor.

 


CULTIVO: Em solos ricos em matéria orgânica. Quando cultivada em vasos utilizar um substrato arenoso, de forma evitar o acumulo de água o que é prejudicial a planta.


PROPAGAÇÃO: Estaquia e sementes.